es
NXT IN MKT

O bem-estar como objeto de desejo

O bem-estar como objeto de desejo
Opinamos

O que é felicidade? Há muitas definições para o termo, e, cada vez mais, ela é associada ao bem-estar e não à posse de bens. Na psicologia, o bem-estar – o que as pessoas sentem sobre suas vidas – nada mais é do que um termo que soa mais científico para o que geralmente se descreve como felicidade.

Então, se “sentir” ultrapassou o “ter”, as marcas que conseguirem se posicionar nesses atributos, tendem a se tornarem objetos de desejo mais facilmente.

Para o consumidor, o senso de conexão, tornou-se ponto chave na tomada de decisão de compra. As marcas entenderam que, para acompanhar essa tendência, é necessário expandir o que se entende por bem-estar.

Hoje, o mercado de Wellness rompeu fronteiras e invadiu os mais diversos setores, mesmo aqueles que não fazem parte desta indústria. Seguro e varejo são apenas alguns exemplos das áreas que passaram a implementar este conceito em suas campanhas e modelos de negócios.

A pandemia deixou isso ainda mais latente. Hoje, as empresas precisam se posicionar de maneira genuína, confiável e íntima e, para criar esta conexão, elas devem entender o que de fato ressoa com as pessoas.

A Lacta, empresa brasileira fabricante de chocolates, criou o movimento #PapaiNoelFicaEmCasa para a campanha do último Natal. Em uma comemoração atípica, em meio a pandemia de COVID-19, a marca trouxe o coelho da Páscoa — data mais importante do ano para a marca — como ajudante do Papai Noel, que pertence ao grupo de risco e, por isso, não poderia sair de casa para entregar os presentes. Além de estabelecer conexão emocional com quem viveu essa situação dentro da família, a campanha evidenciou a importância do bem-estar como prioridade absoluta, o que a faz conquistar um lugar especial no coração dos clientes.

A Sunglass Hut, empresa de varejo, destacou em sua comunicação o conceito “Seja Seu Sol”, incentivando o autocuidado, bem-estar e autoexpressão.

Já a AON, empresa de serviços em riscos, previdência e saúde, criou uma campanha dentro desta nova cultura, usando a tecnologia, por meio de um aplicativo capaz de medir a saúde social, emocional, física e financeira dos colaboradores. Em um momento de tamanha comoção em todo o mundo, além do reconhecimento por excelência, criar uma experiencia genuína que desperte o tão almejado senso de felicidade e bem-estar, pode ser considerado o grande segredo do sucesso!

Guta Nobrega Consultora de Consumer Engagement LLYC Brasil

Firma Guta Nobrega Consultora de Consumer Engagement LLYC Brasil
Guta Nobrega Consultora de Consumer Engagement LLYC Brasil